sábado, 15 de janeiro de 2011

28º dia da viagem - Deserto de Atacama 14 de janeiro

Olá pessoal!

O dia começou cedo, às 8:00h estávamos prontos aguardando o transporte que nos levaria às lagoas altiplânicas. No caminho passamos na Quebrada de Jere, onde vimos como os atacamenhos viviam e guardavam seus alimentos numa "geladeira" improvisada, eles faziam covas no pé de um morro, enchiam de provisões e as lacravam com barro, muito engenhoso, a temperatura era mantida sempre baixa conservando os alimentos por um longo tempo.

Em seguida fomos conhecer o Salar de Atacama e o Parque Nacional dos Flamingos. Ao contrário do que se imagina um salar é rico em vida, vimos que as águas de suas lagoas tem krill, do qual se alimentam os flamingos e que lhes dá sua peculiar cor rosácea. Vimos também outros pequenos animais, um lagarto muito ativo e similar a uma lagartixa.




Depois do salar subimos a montanha para ver as lagunas, a 3.300 metros de altitude, em Sucaire, fizemos uma parada e uma caminhada de 10 minutos para aclimatação. Aqui senti algumas dores de cabeça, nada muito forte. Continuamos a subida até 4.200 metros para finalmente chegarmos às lagunas Meñiques (que possui um vulcão de mesmo nome) e Miscanti, a primeira com 15 km2 e a outra com 5 km2, neste ponto um menino que estava no tour precisou de oxigênio e uma adolescente tomou comprimidos para dor de cabeça, e eu, embora andasse devagar, senti muito cansaço. Felizmente, Helenilka não sentiu nada.




Não são lindas?

Antes que eu me esqueça, quem quiser parar de fumar basta subir a altitudes superiores a 4.000 metros, se já é difícil encontrar oxigênio, imaginem aspirar uma fumacinha, acho que é impossível, eu não consegui. Agora quando voltar a Brasília vou pedir uma licença remunerada para tratamento de saúde e volto aqui para parar de fumar (rsrs). Último registro: gripei, e forte, não sei como fazer para ir aos gêiseres, pois terei que acordar antes das 4:00h da manhã e subir a 4.300 metros com temperaturas inferiores a zero grau. Será que consigo?

Abraços e até breve!

4 comentários:

  1. Poxa, Monstro. Que pena que você gripou. Espero que você se recupere para os geisers. As fotos estão incríveis e o passeio está fantástico! Dou um suspiro atrás do outro. Que vontade de estar com vocês...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Paulão,
    As fotos e o relato da viagem são empolgantes! Até minha esposa, que não é adepta a motos,ficou entusiasmada e já fala em partirmos para uma aventura como essa (de carro, é claro,diz ela... rsrsrs).

    Estamos lhe esperando com novas fotos e, principalmente, com novas histórias.

    Forte abraço.


    Charlão

    ResponderExcluir
  3. Meu camarada, que visual!!!!

    Estou vendo pelas fotos que vc está muito feliz e por isso estamos também.

    Aqui na Anatel não se passa um evento em que não falemos sem nome ou a falta que vc anda fazendo por aqui!

    Te aguardo no fim do mês pra tomarmos uma cerveja e ouvir todas as histórias que eu li aqui, ao vivo!

    Abração!

    ResponderExcluir