terça-feira, 25 de janeiro de 2011

35º dia da viagem – Potosí à La Paz – 21 de janeiro

Meus Amigos!
Hoje rodamos 520 km no asfalto, legal, mas antes quero contar alguns detalhes do hotel em Potosí.  Quando chegamos à cidade no dia anterior, estava chovendo e depois de nos encontrarmos saímos em busca de um hotel. Achamos um, este não, outro também não, até que por fim encontramos a Hosteria San Antonio, boa apresentação, fachada ampla, estacionamento interno e preço acessível, é este. Pagamos adiantado, pegamos a chave e fomos ao apto. e aí começou a decepção, o colchão era ruim e quando quisemos tomar banho, a água esquentava, mas não havia água fria para acertar a temperatura. Ou se tomava um banho pela porco, ou teríamos que dormir sem banho num colchão ruim. Acordamos cedo e fomos tomar o café da manhã que estava incluso, sentamos no salão e nada da mulher vir nos atender, até que olhando quem ela atendia, descobrimos que tinha que ter uma fichinha que autorizasse a tomar o café, Helenilka foi à recepção e pegou nossas fichas, rapidinho a tonta veio nos atender. Trouxe o café preto, não havia leite, com um pão velho e duro, foi triste (rsrs), engolimos o que dava e fomos para a estrada. A única coisa que funcionou razoavelmente bem foi a internet wi-fi.
 Vocês sabiam que na Bolívia é preciso pagar pedágio só porque uma pista é asfaltada e em alguns lugares ruim? Saudades do Brasil... O caminho entre Potosí e Oruro é belíssimo. Rodamos por entre morros e depois de algum tempo entramos numa planície, a estrada ficou com poucas e suaves curvas, continuamos até El Alto, cidade colada em La Paz.



Entramos em El Alto por volta das 18:00h, todo mundo saindo do trabalho e indo para casa, dá para imaginar o caos? Detalhe, não existe empresa de ônibus, transporte coletivo, então todo transporte de passageiros fica a cargo das vans. Alguém lembra da confusão que elas provocavam no trânsito? Pois é, aqui elas são uns 80% do tráfego, imaginem como é. Entramos no centro de El Alto, tentando fugir da confusão das vans, e para procurar um hotel. Nem um nem outro, o furor das vans era maior e o único hotel que encontramos era horrível, além de caro. Fomos para La Paz, mais 22 km pelo que eles chamam de auto pista (duas pistas vão e duas pistas voltam e bem separadas), caímos no centro da cidade, e agora, como achar um hotel? Quando estávamos parados no posto de gasolina vi um cara de moto e fui até ele para pedir ajuda, o cidadão era da polícia e prontamente nos levou até um hotel com preço acessível e boas acomodações, mas sem internet. Gente a cidade fede, é sujeira e miséria por todos os cantos, simplesmente horrível.
La Paz (não se engane, a noite todos os gatos são pardos)
Saímos para jantar e para nossa surpresa encontramos o Restaurant El Lobo, uma quadra e meia do hotel. Muito bom, preço ótimo, comida boa, música agradável e muito bem decorado. Comemos, bebemos e de barriga cheia fomos dormir.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário