quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Documentos necessários

O que é preciso para fazer uma viagem pelos países da Expedição Corazon de America?
Existem alguns documentos que são exigidos em alguns países e em outros não, há alguns que são opcionais e outros que são imprescindíveis, vamos ver:
Passaporte – por ser um documento de identificação internacional, é o recomendado. Por sua característica,registra todo seu percurso em suas páginas. Pode ser substituído pela Carteira de Identidade, comumente conhecido como RG, mas cuidado, ela deve ter sido emitida há menos de 5 anos.
Atestado de Vacinas – No Uruguai, Argentina e Chile, não existem exigências declaradas, porém na Bolívia é exigido o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia contra febre amarela expedido pela Anvisa, a partir da apresentação de seu cartão de vacinas expedido por qualquer Posto de Saúde Comunitário.   
Carteira Nacional de Habilitação – A CNH vale no Uruguai e na Argentina, mas no Chile e Bolívia você precisa da Permissão Internacional para Dirigir. Para se obter tal documento é simples, basta recolher uma taxa de aproximadamente R$ 153,00 (no Distrito Federal) e buscar 5 dias depois no Detran.  Não tente viajar para tais países sem ela, é problema na certa na fronteira.
O CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo deve estar em dia e em nome do piloto. Se estiver em nome de terceiros, você deve registrar uma autorização do proprietário nos Consulados dos países por onde irá passar. No caso de alienação fiduciária você deverá solicitar uma carta de autorização na financeira e registrá-la nos consulados.
Carta Verde – A carta verde é exigida nos países do Mercosul, ela corresponde ao nosso DPVAT,  oferecendo cobertura para terceiros que é obrigatória. O valor é padrão variando de acordo com a quantidade de dias de permanência nestes países.Para esta viagem eu fiz por meio da SulAmérica Seguros Mercosul, e para os 17 dias que circularei em estradas uruguaias e argentinas paguei R$ 196,00. Tal documento é desnecessário no Chile e Bolívia.
Para sua segurança e auxílio em manutenções preventivas e/ou corretivas não esqueça de levar o Manual do Proprietário da Moto.
Recomendação, tire cópia de todos os documentos, inclusive do Manual da Moto,ou pelo menos das páginas de especificações técnicas e, obviamente, guarde-as em local distinto dos originais.
Até Breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário